Segundo Maultasch, no modelo de fábrica de softwares é comum que o gestor de TI fique apenas como um intermediário entre a área de negócio e a empresa contratada para desenvolver. A fábrica coleta os requisitos, a área de negócio homologa, o gestor de TI dá ordem para a fábrica desenvolver, e assim por diante. Ao final do processo, se algo der errado, é sempre simples identificar o culpado, ou a área de negócio homologou requisitos errados ou a fábrica não desenvolveu o que foi acordado. Ou seja, a responsabilidade pelo sucesso do projeto de TI não é da área de TI.
Para este contrato, o MRE queria construir um modelo completamente diferente. “O que tentamos fazer aqui é uma visão de TI como estratégia de negócio do órgão. Como posso montar um suporte tecnológico para uma estratégia de negócio sem conhecer o negócio?”1. Já no Termo de Referência, ao descrever a metodologia de trabalho, é declarado que todo o projeto contará com um membro da equipe do MRE como Product Owner, uma espécie de líder de projeto dentro da metodologia ágil Scrum, que é responsável por manter a visão do projeto, por priorizar as atividades de desenvolvimento e fazer a interface com a área de negócios.
Com isso, o MRE vem buscando ter uma responsabilidade compartilhada pelo sucesso dos projetos. O Product Owner entra na área de negócio e entende profundamente o problema, porque esta é uma função que exige, além do conhecimento do problema, conhecimentos técnicos. E, segundo Maultasch, é mais simples um técnico aprender o problema da área fim do que um gestor da área fim aprender tecnologia.
1Ibdem
ÍNDICE
- INTRODUÇÃO
- 1. ESCOPO DA PESQUISA E CONCEITOS BÁSICOS
- 2. MELHORES PRÁTICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS DIGITAIS
- 3. DESENVOLVENDO SERVIÇOS DIGITAIS NO GOVERNO BRASILEIRO
- 4. ANÁLISE DE CASOS
- 5. DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS DIGITAIS NO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- GLOSSÁRIO
- ANEXO A – Entrevista com Diego Aguilera
- ANEXO B – Entrevista com equipe Thoughtworks
- ANEXO C – Entrevista com Gustavo Gama Torres
- ANEXO D – Entrevista com equipe do MPOG (Portal de Serviços)
- ANEXO E – Entrevista com Gustavo Maultasch
- ANEXO F – Entrevista com equipe da STI (IN04)
- ANEXO G – Entrevista com Wagner Silva de Araujo (STI)