Depois dos ataques ao site da MasterCard, e a outras instituições que cortaram relação com o site WikiLeaks, a palavra “hacker” caiu mais uma vez nas graças da grande imprensa e do público em geral. Normalmente associada a criminosos, dessa vez veio associada a “ativistas”. Melhorou, não dá pra negar.
Mas aí me lembrei de uma definição da ética hacker que li recentemente no livro “hackers – the heroes of the computer revolution”, e achei bom trazer a tona:
“Access to computers – and anything that might teach you something about the way the world works – should be unlimited and total. Always yield to the Hands-On imperative!”
Ou em uma tradução livre:
“O acesso a computadores – e qualquer coisa que possa te ensinar algo sobre como o mundo funciona – deve ser total e irrestrito. Sempre dê preferência a Mão na Massa”
Ou seja, o conhecimento não deve ser tratado como se fosse um bem escasso – aquele tipo de bem que eu se eu pego o seu você fica sem. O conhecimento e as ferramentas para se adquirir conhecimento devem ser acessíveis a todos.
No ensino de ciências da computação, priorizar a “mão na massa” significa priorizar o acesso do aluno/pesquisador/moleque-curioso ao computador, para que ele possa experimentar. O acesso não deve ser mediado e dificultado por “especialistas” que devem “ensinar” o que fazer e o que não fazer com aquele aparelho. É com a mão na massa que o aprendizado se dá. E é com acesso total e irrestrito que se formam as pessoas mais criativas e capazes de inovar.
Trazendo para o paralelo da informação jornalística, hoje não queremos apenas as informações que os governos ou empresas acham por bem divulgar. Tão pouco nos interessa ter apenas o olhar filtrado e comprometido da grande imprensa. Queremos e devemos ter acesso a íntegra dos fatos que impactam diretamente nossa sociedade – e a partir deles ser capazes de saber o que é e o que não é relevante. E por fim, com ou sem ajuda de mediadores (jornalistas, blogueiros, jardineiros ou djs…) interpretá-los.
Hands On.
[…] This post was mentioned on Twitter by leogermani, mario luis teza and biancasantana, Victor Hugo. Victor Hugo said: RT @leogermani: Ética Hacker e o WikiLeaks – rápida reflexão: https://leogermani.com.br/2010/12/16/etica-hacker-e-o-wikileaks/ […]
CurtirCurtir