Inovação e Tecnologias Livres

Acabei de ler, e recomendo, os textos do Felipe Fonseca, que dão um panorama da evolução da visão estratégica da cultura digital (no sentido mais amplo do termo) no Brasil e o que deve vir nos próximos ano.

O Efeefe é um dos fundadores, entre outra coisa, da rede Metareciclagem, que influenciou muitas (muitas mesmo) iniciativas de “inclusão digital” no Brasil e no mundo.

O texto é dividido em duas partes:

E aqui foi o comentário que deixei pra ele:

Salve,

Muito bons os textos. Dá uma visão histórica boa pra quem vê hoje o cenário das ações de “inclusão digital” brasileira e não tem ideia de que o que hoje é consenso, ontem era idealismo.

Queria destacar alguns pontos:

“E necessária a compreensão de que o acesso à informação não basta – precisamos é de participação, cotidianos compartilhados e aprendizado em rede.”

É isso! E isso tem menos a ver com programas de capacitação do que com a emergência de uma cultura de aprendizado coletivo e experimentação. As LAN houses podem ter um potencial grande nisso aí…

No segundo texto eu achei que você amarra muito bem o surgimento da possibilidade de fabricação caseira de utensílios (open hardware, impressoras 3D, etc) com a tal da criatividade brasileira. Isso realmente pode dar muito pé. E isso só se desenvolve coletivamente.

Gostei muito, mas muito mesmo, de um pequeno comentário que você fez sobre esses núcleos: o de que eles “não podem ter medo de gerar renda, criar novos mercados.” – Isso é um ranço do qual precisamos nos livrar aqui no Brasil: “Se é social, ou se é pra pobre, não pode dar dinheiro. As empresas são do mal”. Eu venho pensando, falando e experimentando várias coisas nesse sentido e já tem até um texto em gestação sobre como o modelo jurídico de empresa pode ser muito mais interessante, flexível, eficiente, saboroso e cheiroso do que o terceiro setor.

valeu pelo texto.

Leo,,

Anúncios
Inovação e Tecnologias Livres

Um comentário sobre “Inovação e Tecnologias Livres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s