O jogo imita a vida

CopybotsEstava eu lá no SecondLife quando começo a receber uns protestos contra uns tais de CopyBots! “Acabem com os CopyBots!”. “LindenLab! Acabe com o roubo! Impessa os CopyBots”…Obviamente fiquei curioso e fui ver o que era. Conversei com uma mina que tava trabalhando em uma loja, havia umas placas gigantes contra os tais dos CopyBots na porta. Ela estava furiosa! E me indicou que procurasse o que era na internet.

Caí no site da Reuters (pra quem não sabe, a Reuters tem uma redação dentro do SecondLife, com enviados especiais e tudo). Lá explicava tudo. CopyBots são scripts que permitem a quem o use copiar qualquer coisa que veja no mundo. Ou seja, com ele é possível entrar em uma loja e copiar qualquer coisa que você queira: um móvel, o prédio todo, uma textura, uma roupa, um avatar…

Obviamente isso causou a fúria dos comerciantes locais, que reclamavam sua propriedade intelectual. Olha que loucura! Do lado de cá, no mundo real, os comerciantes de CDS e filmes estão desesperados desde que essa onda digital começou. No digital não tem essa de original e cópia, não custa nada copiar, quando alguém dá um filme pra outra pessoa, não fica sem. Os bens não são escassos… essa é a crise do mundo real..

Aí chegam os caras e constróem um mundo digital que segue as regras do mundo real-analógico: os bens são escassos, não dá pra copiar, pq se não o outro fica sem. Aí vai alguém e quebra isso, e de repente tudo é copiável, e eles se vêem na mesma crise do pessoal do lado de cá! genial!

A diferença é que aqui, no mundo real, se pode copiar uma música, mas não um sofá ou uma camiseta. No SecondLife, tudo são bits, não há diferença entre um bem material ou imaterial… Aí a crise é geral.

A qustão é: Será que sobrevive um mundo virtual, onde tudo poderia ser facilmente compartilhaddo, com essas restrições? Aqui do lado de fora a pressão está grande, e a possibilidade de cópia está causando uma revolução cultural. E no mundo virtual? O que vai acontecer?

Leo,,

Anúncios
O jogo imita a vida

4 comentários sobre “O jogo imita a vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s