A Rainha da Jordânia e o Youtube

“Em um mundo onde é tão fácil nos conectarmos, nós ainda estamos bem desconectados.” É como começa o vídeo de abertura do canal da rainha Rania da Jordânia no Youtube.

Ela decidiu usar a internet como ferramenta de diálogo para quebrar os estereótipos que os ocidentais têm dos árabes e vice-versa. Começou com um vídeo convocando as pessoas para mandar seus estereótipos para ela. Desde então vem sistematicamente publicando vídeos sobre os mais diversos temas, como por exemplo, as mulheres árabes e a relação entre islamismo, os árabes e o terrorismo.

No vídeo abaixo ela etá no Google Zeitgest 2008, falando sobre sua experiência como vlogger, e chamando todos para colaborarem para que a internet seja usada como ferramenta para que as diferentes cultura se conheçam e se respeitem. “Existe um mundo incrível lá fora que não podemos apreciar presos a estereótipos”.

O discurso dela é muito forte quando ela diz que existe uma ânsia e uma urgência por diálogo no mundo hoje. E nada mais óbvio e eficiente do que pensar na internet como a ferramenta de diálogo – de um diálogo horizontal entre cidadãos comuns, e não de diálogos institucionais e políticos entre “nações”.

“Eu percebi que se eu conseguisse passar minhas ideias para o mundo online eu poderia atingir massas, e poderia atingir uma parte da população que normalmente não atinjo, que são os jovens, que não se informam através dos meios tradicionais de comunicação

E eu acredito que são os jovens que podem ser os agentes da mudança. Eles são a força de trabalho que podem fazer essa mudança mental que precisamos quando queremos quebrar os estereótipos…”

E para isso, não existe melhor linguagem do que o vídeo: “eu posso falar horas sobre as mulheres árabes, mas não é a mesma coisa do que ver as professoras, ministras, taxistas, etc.. falando por elas mesmo. Faz você rever seus preconceitos”

Gostei.

Leo,,

Anúncios
A Rainha da Jordânia e o Youtube

Um comentário sobre “A Rainha da Jordânia e o Youtube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s