Começando uma Segunda Vida

Há pouco mais de uma semana entrei pra ver como é que era esse tal de SecondLife. De lá pra cá, nas minhas andanças pelo mundo virtual, esbarrei com muita coisa realmente interessante e devo dedicar vários posts separados nesse blog pra narrar essas experiências.

SecondLife basicamente é um mundo em 3 dimensões onde milhares de pessoas podem estar conectadas simultâneamente e interagir umas com as outras. Tecnicamente é igual a um MMORPG, só que não há um objetivo ou um papel que você tenha que escolher no “jogo”, há simplesmente um mundo de possibilidades a serem exploradas. Por isso não é muito comum alguém se referir a ele como um jogo.

Além disso, outras duas coisas fazem do SecondLife um ambiente único.

A primeira é sua arquitetura aberta. Todo o mundo é construído pelos próprios “jogadores” (ou residentes). Qualquer um pode construir uma mesa, um copo, um carro, um avião a jato… qualquer coisa. Apenas para construir casas, e para ter um terreno, é que é preciso desembolsar algum dinheiro.

Além de construir coisas é também possível fazer “scrips” de programação, que podem controlar objetos ou personagens. Esses scrips podem fazer você dançar melhor, fazem com que seu carro ande quando você aperta a tecla para cima no teclado, etc. As possibilidades são gigantescas…

Camisetas SecondLifeA segunda diferença é o claro viés econômico que tem o SecondLife. Já existem pessoas ganhando muito dinheiro real no mundo virtual. É o caso de pessoas que constroem móveis para vender, roupas, jóias, acessórios sexuais, etc. Tem também as prostitutas, os cafetões, os DJs, etc… Uma média de US$600.000 dólares são gastos diariamente dentro do SecondLife! (na imagem, camisetas de times brasileiros de futebol a venda)

Existem também exposições de arte, shows ao vivo, palestras, residências… Muita coisa. E apesar de, em grande parte dos casos, o ambiente ser usado como um orkut em 3D, muitas possibilidades ainda não foram exploradas.. ou estão apenas no começo…

Leo,,

Anúncios
Começando uma Segunda Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s