Usando metodologia de projetos nas oficinas

Estou empolgado de estar próximo de conseguir fazer algo que há muito tempo tenho vontade.

Até agora, por maior integração que acontecesse, as oficinas que damos são sempre compartimentadas em laboratórios: Oficina de Audio, Vídeo, Grafico e MetaReciclagem. A ideia que estamos desenvolvendo é a de orientar as oficinas por projetos, e não por laboratórios.

Como funciona isso? Bom, simplificando, no início das oficinas formam-se grupos em torno de um projeto, de um desafio. Para realizar os projetos, os grupos terão que ir atrás de descobrir como realizar uma série de coisas, e aí passarão pelos laboratórios.

Por exemplo, um grupo resolve fazer um projeto de cineclube, que exiba também uma produção de entrevistas feita no evento. O projeto poderia envolver: câmera, edição, montagem de equipamentos, produção de folhetos para divulgação, etc. Os oficineiros ficariam com o papel de orientadores, ajudando até a identificar no grupo pessoas que já saibam fazer certas coisas e organizando mini-oficinas.

O objetivo principal, ao meu ver, é desenvolver o aprender a aprender, mas sobre isso falo mais depois.

Começando uma pesquisa pra ir atrás de experiências nessa área, encontro Fernando Hernandez, que defende uma organização curricular das escolas por projetos de trabalho, ao invés de disciplinas.

“O modelo propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar num  pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a   sujeito do processo.”
“Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplina(s). Nunca o inverso.”

O interessante nessa história é conseguirmos trabalhar o que realmente interessa para os Pontos de Cultura, ou seja, que eles consigam nas oficinas responder a perguntas que vão ajudá-los no seu trabalho diário. E fazer isso de maneira que el@s mesm@s descubram o que precisam, incentivando o auto-didatismo.

Próxima oficina: Osasco, de 10 a 15 de julho. Espero que já consigamos experimentar alguma por lá. Nosso desafio é o curto espaço de tempo.

Leo,,

Anúncios
Usando metodologia de projetos nas oficinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s