O CD é um pãozinho

Cena real: Dois sócios de uma recém formada editora fonográfica vão conversar com seu novo contador para tirar dúvidas referentes a gestão de sua empresa. Comércio eletrônico, repasse de dinheiro a artistas, etc.

pao.jpg“Queremos poder vender CDs pela internet, e também em shows e lojas”, dizem eles, mas logo completam que “na verdade, não esperamos ganhar dinheiro com isso. E, no site, as músicas estarão de graça para download.”

Isso me remete a outra imagem, a do dono de uma padaria, que não espera ganhar dinheiro pela venda de pães, apesar de esse ser o produto que dá nome ao seu negócio.
E o que move então a dupla de empreendedores, já que eles não podem vender X-Salada ou vitamina mista? Como esperam ganhar dinheiro com isso? Esperam?

Neste caso específico, vemos uma situação que pode se tornar mais frequente. Esses dois sócios não são executivos ou burocratas, são músicos, e buscam maneiras de ganhar um trocado não como editores, mas como músicos. A editra / selo / net-label passa a ser uma ferramenta dos próprios músicos para promoverem seus trabalhos e para buscar alternativas viáveis de ganhar dinheiro com música.

Além disso existe a força coletiva. A união de vários artistas sob alguma identidade e esforço conjunto facilitam a abertura dos canais necessários para que a música chegue aos ouvidos das pessoas.

E a música em si, o conjunto de bytes que fazem as caixas de som vibrarem, está disponível pra quem quiser a qualquer hora.

O Álbum físico, objeto de coleção, ainda existe. E está caprichado, bonito. Mas o que se ganha com sua venda é equivalente ao lucro do pãozinho da padaria que, no limite, apenas paga sua produção, mas é essencial para que as pessoas frequentem aquele lugar.

Leo,,

Anúncios
O CD é um pãozinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s