Esses dias um grande amigo abriu mais um grande blog, O Corsário. No post de abertura ele fala bem sobre a relação dele com a pirataria na internet e como isso despertou pra ele, e pra muitos, um novo jeito de ver TV: “Eu comecei a baixar pirataria em 2000″… hehe parece confissão do AA.
Ele faz uma análise bem legal de como se surpreendeu com a mobilização das pessoas que cresceu muito nos últimos anos e hoje é capaz de disponibilizar um capítulo do LOST na rede, já com legendas em português, apenas algumas horas depois de o episódio ter estreado nos Estados Unidos.
A pirataria na internet hoje é altamente organizada, porém é descentralizada e sem fins lucrativos. Mais um bom exemplo de trabalho colaborativo que funciona.
O corsário é mais um site que aparece com um trabalho de curadoria da infinidade de coisas que estão disponíveis na rede. Esses sites fazem o papel do finado Disk Jokey das rádios antigas, que ouvia de tudo que chegava dos quatro cantos do mundo e selecionava o que considerava mais interessante para seus ouvintes.
Quem ainda tem medo de excesso de informação? A organização dessa informação tá acontecendo como tudo na rede: de forma caótica, descentralizada e de baixo pra cima.
Segue aqui alguns sites desse tipo que acompanho:
Leo,,