Você é um criminoso?

Cada vez fica mais claro que a caça a pirataria na rede traz prejuízos a produção e circulação de conteúdo livre.

Miguel Caetano já vem falando disso há um tempo, e eu mesmo já postei aqui sobre essa tentativa de se impor um modelo de uso da web ainda baseado na centralização e controle do “conteúdo”.

E você? Que assiste seus vídeos, baixa suas músicas e ouve na sua casa. Você é um criminoso? Pergunto isso porque o que está acontencendo agora é que a união européia está para votar a Segunda Directiva para a Aplicação dos Direitos de Propriedade Intelectual.

Essa Diretiva propõe, entre outras coisas, que “ajudar, instigar ou incitar” a violação de direito de autor passará a ser considerado crime.

Com certeza a interpretação disso é bastante subjetiva, mas podemos enxergar onde se pode chegar com essa classificação. Por exemplo, se alguém resolve investir em um software de compartilhamento de conteúdo livre via p2p, poderia ser enquadrado por estar ajudando a violação de direito de autor.

E se você fizer um tutorial de como usar um programa para copiar CDs? E se você usar um software peer to peer mesmo que seja para baixar conteúdo legal?

Fiquemos espertos…

Leo,,

Anúncios
Você é um criminoso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s