O importante papel da mentira

A internet está cheia de mentiras, bobagens, informações erradas e imprecisas. Os famosos gatos bonsai  são um exemplo inofensivo disso. Mas existem outros muito mais perigosos.

Muito comumente isso é visto como um ponto negativo da internet. A velha história do excesso de informações gerando a desinformação. Existem tantas coisas que é difícil achar o que você quer e, quando encontra, é complicado saber se pode confiar ou não. Ao contrário, não vejo isso como um problema. A internet não tem a menor credibilidade. Que bom!

Que bom porque cresci em um mundo em que os meios de transmissão (largamente chamados de meios de comunicação) possuiam uma credibilidade plastificada em si mesmos. “Passou na TV? Deu no jornal? Então é verdade!”. Não importa quem fale, quem escreva, porque não é a pessoa que tem a credibilidade, é o meio.

Na internet não tem isso. Como disse, a internet não tem credibilidade nenhuma por si só. Pelo contrário. E isso é ótimo, pois quem volta a ter credibilidade é a pessoa na outra ponta da rede. Um exemplo claro de como isso pode funcionar é o MercadoLivre. Ninguém compra nada ali porque confia no MercadoLivre em si. Ele até tem alguns mecanismos para tentar aumentar a segunrança, mas o que pesa na hora de fechar uma compra é a reputação que o vendedor tem na comunidade.

É um exemplo muito pequeno, porque se restringe ao ambiente de um único site e a uma relação comercial. Mas podemos transpor isso para a troca de informações em geral na rede. As pessoas naturalmente elegem suas referências para diferentes assuntos, e redes de confiança se formam.

O passo mais difícil para essa mudança, de tirar a credibilidade do meio e devolvê-la para o indivíduo, é a mudança de postura de quem está atrás de informação – do receptor. Há que se perder o hábito de esperar que a “informação oficial” venha todos os dias, no mesmo horário, em um canal qualquer. Nós temos que escolher os canais que confiamos. Isso é uma mudança maior do que parece!

Anúncios
O importante papel da mentira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s