Versão Livre do Windows XP

Saiu na Computer World:

“Um pequeno grupo de 30 pessoas residente em Bangladesh e nos EUA está desenvolvendo um sistema operacional de código aberto cujo objetivo é ser 100 % compatível com Windows XP.”

Será que vale a pena investir tempo e energia para desenvolver uma versão aberta do Windows? Por que gastar tanta força de vontade para fazer um sistema com tantas falhas conhecidas pelos desenvolvedores? Por que não investir em algo novo?

“Eu acho esse tipo de coisa um atraso… assim como os desenvolvedores que
ficam preocupados em fazer programas “tão bons” quanto os proprietários.

É possível fazer melhor, firefox é a melhor prova disso.”
Felipe Fonseca

Firefox, o navegador livre da Mozilla que não se preocupou em imitar seu primo rico, o internet Explorer da Microsoft, vem ganhando popularidade e hoje já está preocupando, e muito, o pessoal do Bill Gates.

Recentemente ele foi eleito o navegador preferido entre os leitores do site IDGNow. Segundo o site, que promoveu uma enquete entre os leitores, 57% das pessoas que votaram declararam usar o navegador da Mozilla para acessar a internet.

Além de características que o fazem um navegador mais dinâmico, como navegação com multiplas janelas e gerenciador de downloads, o Firefox é considerado mais seguro. O proprio site da Mozilla tem um link para um artigo do Wall Street journal falando sobre a superioridade do browser livre em relação ao iE.

Outro texto interessante publicado no site cocadaboa fala sobre uma falha de segurança do internet Explorer que possibiltou que eles “sequestrassem” várias identidades do orkut.

Vendo por outro ângulo

“É mais ou menos como foi a proposta do linux: um clone GPL (livre) de um gigante proprietário (unix).
Eu acho uma boa, não porque vou poder rodar aplicações Win32 em um sistema livre, mas que pelo fato de ser uma implementação livre que poderá e muito contribuir com o linux, pelo menos no quesito compatibilidade, principalmente na tão sonhada interface universal para compatibilidade de drivers.
Já pensou ? 100 % dos driver Windows rodando 100% no linux ??? Quanto mais gente pesquisando lados diferentes melhor. Todos avaçam se o código for aberto…”
Fernando Henrique
MetaReciclagem

A compatibilidade ainda é uma das barreiras para pessoas que querem migrar mas se sentem isoladas no meio de tantas janelinhas do windows. Talvez essa seja uma boa iniciativa para ajudar a populariza ainda mais o software livre.

Leo,,

Anúncios
Versão Livre do Windows XP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s